Marketing Digital

O que é isso?

Em tempos mais recentes, a partir do final do século XX para ser mais preciso, o marketing começou a entrar na era digital. Aos poucos os orçamentos das empresas começaram a migrar dos outdoors, panfletos, rádio e televisão para a Internet e todos os recursos que ela oferece. Nesse momento surge o marketing digital, que também pode ser chamado de marketing on-line, Emarketing, entre outros.

Featured image

Definição de Marketing Digital.

Por definição o marketing digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criarem relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. E não é à toa que os budgets (orçamento) estão migrando para esse “novo” marketing. Ele possui várias vantagens em relação ao marketing tradicional, que permitem um maior ROI (Retorno Sobre Investimento). O marketing digital é mais fácil de mensurar, tem métricas mais claras e se tornou essencial para empresas de todos os mercados, sejam elas B2B (comercio eletrônico) ou B2C (transação comercial). Hoje se sabe que mais de 90% dos processos de compra tem início em uma busca online.

As Vantagens do Marketing Digital

Featured image

Não é à toa que o marketing digital está crescendo vertiginosamente. Além do fato de que o número de pessoas conectadas à Internet cresce aceleradamente e o indivíduo está cada vez mais conectado (pense que hoje temos relógios, carros e até geladeiras na Internet!), temos também todas as vantagens que o próprio meio digital oferece, como:

  • Alcance Global: Se você já estudou marketing sabe que um dos famosos quatro PS (elementos básicos que compõe qualquer estratégia do Marketing: preço, praça, produto, promoção.) do Marketing é “Praça”, ou seja, o lugar ou região em que você irá executar suas ações. Se você está fazendo uma campanha que envolve, por exemplo, outdoors ou flyers (pequenos folhetos de distribuição rápida.), a limitação geográfica impacta diretamente no custo e tamanho da ação, afinal, são peças que estão no mundo “real”. Já no mundo virtual qualquer empresa pode ter alcance global, já que não existem distâncias a serem percorridas e nem limites geográficos.
  • Interatividade: Uma das grandes vantagens do marketing na Internet é que ele deixa de ser uma via de mão única. Com a comunicação deixando de serem unilaterais várias possibilidades se abrem e agora as empresas podem criar interações mais ricas e aprofundadas com seu público. A grande vantagem disso é que, além de você conseguir chamar mais a atenção do público, toda vez que ele interage com uma ação de marketing ele também está gerando informações (comportamentais e demográficas) que podem ajudar a empresa a entender melhor seu público-alvo e criar ações cada vez mais eficientes.
  • Métricas: Esse é de longe uma das maiores vantagens de se fazer marketing digital. Na Internet quase tudo é mensurável: quantidades de visitas desempenham de campanhas, quantidade de cliques em anúncios, etc. Essa quantidade de dados gerada é de extrema importância para que os profissionais de marketing possam criar campanhas mais eficientes e tomar ações mais embasadas. Como diz o ditado: “informação é poder”
  • Tempo real: Como na Internet tudo pode ser mensurado em tempo real, os profissionais de marketing podem se adaptar rapidamente de acordo com o desempenho de uma campanha, evitando assim desperdiçar dinheiro em algo que não está funcionando. Enquanto um anúncio de jornal não pode ser mudado depois de impresso e é complicado medir seu desempenho, o texto de uma campanha no ADWORDS (principal serviço de publicidade da Google.), pode se ajustar automaticamente centenas de vezes ao dia.
  • Segmentação: Essa vantagem é diretamente relacionada ao fato de ser possível coletar uma enorme quantidade de dados sobre as pessoas na Internet, o que possibilita que as empresas façam investimentos de marketing extremamente direcionados para seu público-alvo.

Concluindo

Como se você pôde ver, o marketing digital é bem completo e envolve uma série de ações e planejamento avançado, mas para se tornar um profissional da área basta estudar bastante e acompanhar vários sites na internet. Ainda há muito espaço para crescimento do marketing digital e, aos poucos, a verba de marketing das empresas está abandonando o off-line e indo para a Internet.

Se a sua empresa ainda não investe em marketing digital é hora de começar a considerar seriamente, pois os resultados podem ser impressionantes.

 Featured image

Em breve falaremos sobre os seguintes temas:

  • As várias ferramentas do marketing digital
  • As diferenças entre Mídia Social e Rede Social
  • As  vantagens e as Desvantagens do Marketing digital

Mais informações em:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s