As vantagens e as Desvantagens do Marketing digital

As  vantagens  do  marketing  digital

Com  um  custo  baixo  ou  até  mesmo  sem  gastar  nada,  o  marketing  digital  cresce  cada  vez  mais  e  ganha  popularidade  frente  ao  marketing  tradicional.  Apesar  dos  investimentos  em  anúncios  em  revistas,  jornais,  televisão  e  outras  mídias  mais  tradicionais,  o  marketing  tradicional  não  consegue  atingir  o  mesmo  número  de  pessoas  e  gerar  tantos  negócios  como  no  marketing  digital  que  possui  acesso  a  uma  audiência  global,  já  que  a  internet  não  possui  fronteiras.

O  grande  alcance  do  público  é  umas  das  maiores  vantagens  do  marketing  digital  comparado  ao  tradicional,  pois  dá  mais  probabilidades  de  fechar  negócios.  Outra  vantagem  é  a  segmentação  dos  esforços  para  um  público  específico  e  gerar  acessos  de  interessados  em  seu  negocio.  No  marketing  tradicional  sempre  fica  a  dúvida  se  o  público-alvo  está  ou  não  sendo  atingido  e  o  resultado  de  aceitação  de  seus  anúncios.

A  internet  abriu  portas  para  que  os  consumidores  se  reúnam  para  compartilhar  seus  desejos,  suas  dúvidas,  suas  opiniões  e  outros  assuntos  de  seus  interesses.  Essa  interatividade  não  acontece  no  marketing  tradicional.  No  entanto,  o  marketing  digital  possui  uma  maior  agilidade  na  comunicação  não  só  entre  os  consumidores,  mas  também  entre  a  marca  e  seus  clientes.  Assim,  a  empresa  consegue  obter  um  feedback (realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido ou acontecimento.),  mais  rápido  e  preciso  daquilo  que  agrada  ou  não  seu  cliente. Por exemplo a TV Centro America criou o aplicativo Bem na Hora onde o publico interage em tempo real (leia mais)

Principais vantagens do marketing digital para as empresas

O  marketing  digital  tem  uma  série  de  vantagens  que  podem  contribuir  ao  sucesso  de  cada  empresa,  mas  não  substitui  inteiramente  o  marketing  tradicional.
Os  objetivos  e  estratégia  digital  têm  de  estar  alinhados  com  os  objetivos  e  estratégias  globais  da  empresa.

Custos  –  Lançar  uma  campanha  digital  em  vários  casos  é  uma  forma  menos  expendiosa  que  uma  campanha  nos  meios  tradicionais.  Permite  testar  várias  criatividades,  mensagens  e  vários  meios  com  budget ( orçamento) de  teste  para  posteriormente  avaliar  os  resultados  e  perceber  o Retorno sobre Investimento.

Ajustável  –  uma  vantagem  muito  importante  é  a  possibilidade  de  ajustar  e  otimizar  uma  campanha  que  está  a  decorrer.
Permite  pausar  uma  campanha  e  reestruturar  o  budget ( orçamento)  para  outro  meio  para  obter  o  máximo  do  investimento.

Mensurável  –  uma  das  características  mais  importantes  é  a  possibilidade  e  facilidade  em  medir quase  tudo  o  que  a  empresa  considera  relevante:
Saber  o  número  das  pessoas  que  visualizaram  o  anúncio  em  vez  de  estimativas,  como  acontece  nos  meios  tradicionais.  Levar  as  pessoas  para  o  site  e  medir  o  número  de  conversões  de  diferentes  fontes  de  origem  de  tráfego.

Tempo – É  relativamente  rápido  lançar  uma  campanha  e  obter  resultados  quase  de  imediato.  É  possível  lançar  uma  campanha  de  Facebook  Ads  ou  Google  Adwords  e  divulgar  uma  promoção  de  última  hora  em  pouco  tempo  e  ver  resultados  de  seguida.

Atuar  no  momento  –  Os  utilizadores  podem  clicar  nos  conteúdos  e  peças  publicitárias  para  saber  mais  sobre  o  produto  ou  até  mesmo  comprá-lo  online.

Segmentação  –  Tem  a  possibilidade  de  definição  exata  do  público  alvo  com  dados  demográficos,  interesse,  ou  a  base  do  comportamento.
É  possível  atingir  pessoas  com  uma  oferta  especial  antes  dos  seus  aniversários,  dar  um  código  de  promoção  de  uma  fim  de  semana  a  pessoas  que  pesquisam  sobre pacotes românticos,  ou  até  mesmo  apresentar  uma  nova  forma  de  investimentos  a  pessoas  que  visitam  um  site  sobre  finanças.
Além  da  segmentação,  uma  campanha  de  email  marketing,  por  exemplo,  permite  uma  personalização  da  mensagem  usando  o  nome  do  destinatário  ou  outro  design,  segundo,  por  exemplo,  os  dados  demográficos  ou  comportamentos  da  pessoa.

Contato  –  o  marketing  digital  tem  ferramentas  potentes  que  permitem  uma  comunicação  bilateral  entre  a  empresa,  clientes  e  potenciais  clientes,  assim  como  o  desenvolvimento  da  relação  com  os  vários  stakeholders (Pessoa ou grupo que possui participação, investimento ou ações e que possui interesse em uma determinada empresa ou negócio.) .  Pode  também  servir  como  um  canal  eficaz  no  apoio  ao  consumidor.

Desvantagens do Marketing digital  na  Internet

Internet  marketing  digital  requer  que  os  clientes  usem  tecnologias  mais  novas,  em  vez  de  média  tradicional.  Internet  de  baixa  velocidade  é  outra  barreira.  Se  as  empresas  construírem  sites  grandes ou  sites  excessivamente  complicados,  as  pessoas  ligadas  à  Internet  através  de  conexões  dial-up  ou  dispositivos  móveis  podem  sofrer  atrasos  significativos  na  entrega  de  conteúdo.

Do  ponto  de  vista  do  comprador,  a  incapacidade  de  tocar  (mexer),  cheirar,  ou  “experimentar”  os  bens,  antes  de  fazer  uma  compra  on-line  pode  ser  um  obstáculo.  No  entanto,  existe  um  padrão  na  indústria  do  e-commerce  para  tranquilizar  os  clientes,  com  políticas  liberais  de  devolução  de  bens,  bem  como  proporcionar  serviços  de  levantamento  na  loja. 

As  preocupações  de  segurança

A  informação  de  segurança  é  importante  tanto  para  empresas  como  para  os  consumidores  que  participam  em  negócios  on-line.  Muitos  consumidores  estão  hesitantes  em  comprar  artigos  pela  internet,  porque  não  confiam  que  as  suas  informações  pessoais  permaneçam  confidenciais.

Recentemente,  algumas  empresas  que  fazem  negócios  on-line  foram  apanhadas  a  oferecer  ou  a  vender  informações  sobre  os  seus  clientes.  Várias  dessas  empresas  oferecem  garantias  em  seus  sites,  alegando  que  as  informações  do  cliente  permanecerão  privadas.  Algumas  empresas  que  compram  informações  de  clientes  ofereceram  a  opção  para  que  as  informações  pessoais  do  cliente  sejam  retiradas  da  base  de  dados,  também  conhecida  como  “opting-out” ( refere-se às regras referentes ao envio, por correio eletrônico).  No  entanto,  muitos  clientes  não  sabem  se,  e  quando  a  sua  informação  está  a  ser  compartilhada,  e  são  incapazes  de  parar  a  transferência  das  suas  informações  entre  as  empresas,  se  essa  atividade  ocorrer.

Outra  preocupação  importante  que  os  consumidores  têm  em  relação  aos  comerciantes  do  e-commerce  é  se  vão  receber  exatamente  o  que  compram.  Os  comerciantes  on-line  têm  tentado  resolver  esta  questão,  investindo  na  construção  de  marcas  fortes  (por  exemplo,  a  Amazon.com,  EBAY  e  Overstock.com).  Isto  na  tentativa  de  garantir  aos  consumidores  que  as  suas  operações  serão  livres  de  problemas,  sendo  que  podem  confiar  nos  comerciantes  para  fornecerem  produtos  e  serviços  de  confiança.

Agora  conheça  algumas  desvantagens  desta  modalidade  de  promoção: 

–  Corresponde  até  a  10%  do  orçamento  mensal  da  empresa  –  pode  ser  ainda  maior  este  orçamento  se  a  sua  empresa  for  dedicada  100%  à  internet.

–  50%  das  atividades  de  marketing  digital  são  terceirizadas.

–  Como  fala  mais  diretamente  com  o  público,  as  falhas  e  ocorrências  negativas  também  podem  ter  proporções  negativas.

–  O  cliente  precisa  usar  a  tecnologia  para  ter  acesso.

–  Ainda  há  uma  resistência  a  este  tipo  de  abordagem  por  alguns  públicos.

–  É  necessário  que  haja  uma  preocupação  com  a  segurança  das  informações  que  estão  sendo  veiculadas.

–  Por  ser  virtual,  muitas  vezes  é  difícil  o  cliente  poder  ver,  tocar,  cheirar  e  experimentar  o  produto  anunciado.

–  Etc.

Neste  artigo  procuramos  mostrar  pra  vocês  a  vantagens  do  marketing  digital,  porem  toda  vantagem  tem  sua  desvantagem  assim  citadas  à  cima.

Referencias  

http://vendabemagora.com/web-marketing-vantagens-e-desvantagens/ 

http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/as-vantagens-do-marketing-digital-para-medias-e-pequenas-empresas/59873/

 

 

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